Semana Brasileira de Enfermagem: definida programação da abertura oficial

No dia 13 de maio abre oficialmente a programação da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) em Santa Catarina. Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares de Enfermagem e estudantes da área são convidados a participar gratuitamente da solenidade de abertura, da palestra e da conferência, que acontecerão a partir das 9h no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis.
No período da manhã, o representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Dr. Gelson Luiz de Albuquerque, e a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Ufsc e Profª do Centro Universitário Estácio de Sá/SC, Enf. Msc. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, ministram a conferência “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”.

À tarde, a Vice-Presidente da ABEn Nacional e Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enf. Msc. Helga Bresciani, coordena a palestra “Assistência de Enfermagem nas situações de Trauma Cranioencefálico”.

Durante todo o mês, mais de 100 atividades serão realizadas em todas as regiões do Estado com a temática “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”. A programação é resultado da construção coletiva entre Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC), universidades, escolas técnicas, instituições de saúde e sindicatos com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Em breve, será divulgada toda a programação.
As atividades representam oportunidade para discussão e reflexão sobre a realidade e perspectivas da profissão, bem como atualização profissional.

Sobre a Semana Brasileira de Enfermagem
Comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, a Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída pelo Decreto nº 48.202. As datas 12 e 20 de maio correspondem, respectivamente, em 1820 e 1880, ao nascimento de Florence Nightingale e ao falecimento de Ana Neri, dois grandes nomes da Enfermagem.

Abertura oficial da 74ª SBEn
Data: 13/05
Local: Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Florianópolis
9h – Abertura Oficial com Presidente do Coren/SC, Enf. Dra. Felipa Rafaela Amadigi, e Presidente da ABEn/SC, Enf. Msc. Maristela Assumpção de Azevedo