Coren/SC orienta profissionais de Blumenau sobre lutas da Enfermagem e ouve demandas locais

Em novembro, os profissionais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) visitaram os Hospitais Santa Catarina, Santa Izabel, Santo Antônio e a Faculdade Uniasselvi para relatar aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e futuros profissionais de Enfermagem as principais notícias da área, esclarecer dúvidas e ouvir as reivindicações da categoria.
Demandas apontadas e soluções
Os profissionais de Enfermagem da região demonstraram preocupação com a formação e com a quantidade de Técnicos de Enfermagem na região de abrangência da subseção. Conforme relatório do Coren/SC de números de profissionais no Estado, a região de Blumenau conta com 4.849 Técnicos de Enfermagem. Apesar da região ser a 2ª no Estado em quantidade de profissionais de Enfermagem, em número de Técnicos de Enfermagem a subseção Blumenau fica em 3º. A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, explicou que a falta de Técnicos de Enfermagem na região é um reflexo da pouca valorização da profissão e o Coren/SC luta incansavelmente para modificar esse cenário no Estado e nacionalmente. Além das atividades para o pleno exercício ético-profissional, o Conselho defende os profissionais de Enfermagem na garantia dos direitos e mobiliza-se para conquistas para a categoria, a exemplo da regulamentação da jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem (Projeto de Lei nº 2295/2000) e piso salarial para categoria (Projeto de Lei 4924/2009). Em relação à formação, a Presidente explicou que o Conselho propôs convênio ao Conselho Estadual de Educação, órgão que tem como competências: propor e aprovar medidas que garantam o padrão necessário de qualidade do ensino e fixar normas para autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos, credenciamento de instituições, supervisão e avaliação de estabelecimentos de Educação Básica, integrantes do Sistema Estadual de Educação. Paralelamente, o Coren/SC está se reunindo com instituições que recebem estagiários de Enfermagem para definir orientações para formalização dos convênios com as instituições de ensino.

Estratégias para 2013
A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, acompanhada da Conselheira Janara Caroline Ribeiro e da representante do Conselho na região, Daniela Lourenção, destacou os planos para 2013. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Sul realizarão Conferências com o tema central “Enfermagem: quem somos, como estamos e onde queremos chegar”. Primeiramente, serão realizadas Conferências abrangendo sede e subseções. Nessa etapa, serão eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual. A partir daí, serão formados grupos de trabalho que, com base nos relatórios das Etapas Estaduais, definirão na 1ª Conferência Regional de Enfermagem dos Conselhos (1ª Corenf) as diretrizes e prioridades para as ações a serem executadas pelos Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Sul. Os participantes da 1ª Corenf elaborarão Carta de Intenções da Região Sul, que será encaminhada ao Cofen.

Pesquisa Perfil da Enfermagem
A equipe do Coren/SC também destacou a importância da participação de todos os profissionais de Enfermagem na Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. A pesquisa analisará a situação atual da Enfermagem no país, considerando os aspectos: demográficos, socioeconômicos, de formação, desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho. Com essas informações, será possível formular políticas adequadas para os trabalhadores da Enfermagem. Clique aqui e responda on-line.

Futuros profissionais
Na visita à Faculdade Uniasselvi, os profissionais do Coren/SC conheceram a estrutura do curso de Enfermagem, apresentada pela Coordenadora do Curso. Destacaram para os estudantes a importância do aperfeiçoamento profissional e identificaram que grande parte dos acadêmicos já eram da área (Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

“A aproximação do Coren/SC com os futuros profissionais é fundamental, pois mostra a atuação da autarquia que os representará depois de formados”, cita a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.