Perfil da Enfermagem no Brasil: Mais de mil profissionais de Santa Catarina ainda precisam responder à pesquisa

O questionário “Perfil da Enfermagem no Brasil” foi enviado para as residências de 1.236 profissionais de enfermagem de Santa Catarina. A pesquisa, desenvolvida em todo o país, busca conhecer a situação atual da enfermagem no Brasil, considerando as características: demográficas, socioeconômicas, formação, desenvolvimento profissional, inserção no mundo do trabalho e participação sociopolítica.

Com essas informações, será possível apontar tendências e perspectivas para a enfermagem no país e formular políticas adequadas a essa equipe. Em todo o território nacional, são cerca de 1 milhão e 400 mil trabalhadores na enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para a pesquisa, foi feita uma amostragem com profissionais selecionados aleatoriamente, somando 45 mil trabalhadores. “Cada profissional que recebeu o questionário representa outros 50, por isso a importância de preencher corretamente e entregar no prazo”, cita a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Drª Felipa Amadigi.

Em Santa Catarina, 12% dos profissionais selecionados já responderam à pesquisa. A Enfermeira Drª Solange Abrocesi Iervolino, que mora em Joinville, e é professora da Faculdade Bom Jesus Ielusc, fez questão de remeter a pesquisa devidamente preenchida assim que recebeu. “Considero extremamente importante que todos os profissionais de enfermagem selecionados respondam à pesquisa, porque esses dados servirão para reconhecimento do público e acredito que trarão benefícios para os profissionais de enfermagem”, avalia. A técnica de enfermagem e enfermeira Jaçany Aparecida Borges Prudente, moradora de São José e enfermeira do Hospital Universitário, foi uma das selecionadas na pesquisa e já entregou o questionário preenchido. “O preenchimento foi bem tranquilo. Levei apenas alguns minutos para ler tudo com atenção e responder. Sei da importância dessa pesquisa e por isso incentivo outros profissionais selecionados a participarem também”, destaca.

Para remeter o questionário à Coordenação da Pesquisa, o profissional não terá despesa, já que o documento vem acompanhado por um envelope-resposta com porte pago.

A pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” é financiada com recursos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e realizada pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).