Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais: quatro dias de debate para qualificar as gestões

Foram quatro dias intensos de muito aprendizado para os participantes do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, que encerrou na quinta-feira, 8, em Itapema, Santa Catarina. “Foi um seminário excelente, bem organizado pelo Cofen em parceria com o Coren/SC, que parabenizamos e agradecemos pela acolhida e competência na realização do evento”, avaliou o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva. Cerca de 350 participantes, de todos os Estados, estiveram no seminário.

encerramentoc(1)

De acordo com o presidente do Cofen, o seminário contou com palestrantes de alta qualidade e teve um ótimo aproveitamento de todos, mostrando o interesse dos Conselhos Regionais em informação e aperfeiçoamento de suas gestões. Ele acrescentou que hoje o Sistema Cofen/Conselhos Regionais está num momento de muita legitimidade institucional e que o próximo período será de ainda mais avanços. “Uma gestão administrativa qualificada gera resultados positivos à categoria e à sociedade”, afirmou.

O Conselheiro Federal Gelson Luiz de Albuquerque, Secretário do Cofen, também destacou que as ideias inovativas sobre gestão que foram tratadas no seminário vão contribuir muito com o Sistema e com cada um dos Conselhos Regionais. “A sensação é de que realizamos um seminário muito produtivo”, destacou.

A presidente do Coren/SC, Felipa Rafaela Amadigi, agradeceu a presença de todos em Santa Catarina e ressaltou que os quatro dias de debate trouxeram um arcabouço de informações de muita relevância a todos os Conselhos, principalmente aos novos gestores.

Palestras trouxeram informação e debate sobre o papel do gestor público

A abertura, na segunda-feira, 5 de março, contou com palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luis de Carvalho, que tratou do tema “Aspectos relevantes na formação dos novo gestores públicos”. Ele trouxe ao plenário de cerca de 350 participantes, reflexões e informações sobre gestão, fiscalização e controle, dentro da perspectiva da administração pública, enfatizando a importância da capacitação dos gestores.

O segundo dia, 6, foi marcado por conferência do presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, que falou sobre o funcionamento do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. “Convênios, termos de cooperação e prestação de contas” foram os temas debatidos na tarde do dia 6, sob coordenação do palestrante Júlio Lima Toledo, advogado do Cofen. Já no dia 7, terceiro do evento, foi marcado pelos temas “Gestão e fiscalização dos contratos na administração pública”, com Jerônimo Souto de Leiria, advogado especializado em Direito Civil; “GesPública e as perspectivas para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, com palestra do Chefe do Controle Interno do Cofen, Gustavo González; e “Controle interno no Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, com o Controlador Geral do Cofen, Elderson Ferreira da Silva.

O último dia do seminário, 8 de março, colocou a questão do “Planejamento estratégico na nova Gestão” em palestra coordenada pelo Dr. Fernando Camargo e pela Dra. Valéria Cristina, do Tribunal de Contas da União (TCU). A palestra final foi proferida pelo Ministro Benjamin Zymler, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), falando sobre “Contratação direta”.