Representantes da ABEn e dos Conselhos Federal e Regionais destacam importância de Seminário Administrativo

A importância do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que acontece até quinta-feira, 8, em Itapema, foi destacada por representantes da ABEn e dos Conselhos Federal e Regionais.  O evento encerra com a participação do Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Benjamin Zymler.

Helga Bresciani(1)Prestigiando o evento, a vice-presidente da ABEnMaristela Azevedo Nacional, Helga Bresciani (foto da esquerda), e a presidente da ABEn Santa Catarina, Maristela A. de Azevedo, destacaram que a instrumentalização dos novos gestores na questão administrativa é imprescindível. Segundo elas, a Enfermagem vem avançando muito em gestores qualificados e na representação legitimada em seus Conselhos Profissionais.

mauro(2)

Para o presidente do Coren/SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, o Seminário Administrativo é de grande valia, pois traz assuntos pertinentes aos Conselheiros e equipes que compõem os Conselhos Regionais, colaborando de forma efetiva com a qualificação das gestões. “Em nosso Conselho, todos os Conselheiros que assumiram em 2012 são novos na administração de uma autarquia. Todos trazem as experiências de suas áreas de atuação, mas um encontro como este nos ajuda a entender melhor o sistema e nos prepara ainda mais para a responsabilidade da gestão pública”, avalia.

claudio(2)

O Chefe da Assessoria Técnica do Cofen, Cláudio Roberto Rebelo de Souza, destaca que, em sua quinta edição, o Seminário Administrativo tem uma motivação ainda maior, pois houve uma grande renovação nas direções dos Conselhos Regionais nas eleições ocorridas em 2011. “O seminário é muito representativo para o Sistema, pois leva as posições do Cofen para os Regionais, informações administrativas, técnicas e jurídicas, além de possibilitar o debate e troca de ideias, fortalecendo o conjunto”, afirma. Ele ressaltou também que esta edição do seminário marca o final do mandato da atual gestão do Cofen, considerado um período de avanços importantes no Sistema.

Pedro de Jesus Silva(1)

O presidente do Coren/RJ, Pedro de Jesus Silva, destacou que atualizar-se, capacitar-se e tirar as dúvidas em relação ao cotidiano da administração de uma autarquia é essencial. “Hoje vejo o Cofen e os Conselhos Regionais no rumo desta construção de gestões cada vez mais qualificadas. Nós, que passamos por um contexto complexo em nosso Estado, vemos hoje as mudanças de forma muito positiva”, disse.

De acordo com o Procurador Geral do Coren de Goiás, Marcus Vinícius MMarcos Vi__achado Rodrigues, a realização e importância do Seminário Administrativo estão ligadas à profissionalização do Sistema, dentro das regras da administração pública. “A discussão de hoje, por exemplo, sobre implantação de controladorias internas, mostra que, depois de um período de muitos problemas, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais tem, nos últimos anos, avançado na transparência e responsabilidade de gestão”, ressalta