Enfermeira toma posse como Secretária de Saúde de Joinville

483A Enfermeira Msc. Antonia Maria Grigol assume na quarta-feira, 29 de fevereiro, o comando da Secretaria de Saúde de Joinville, o maior município do Estado. Para o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, trata-se de mais um momento legitimador da Enfermagem como profissão competente e compromissada com a gestão pública da saúde. O Enfermeiro Esp. Douglas Calheiros Machado, Conselheiro do Coren/SC, vai representar a Autarquia na posse da nova Secretária. De acordo com ele, ter uma profissional Enfermeira à frente da Secretaria de Saúde de Joinville, com a experiência e garra da Enfermeira Antônia Grigol para enfrentar os desafios, é um fato que deve honrar a categoria.

“Sabemos do compromisso da Enfermeira Antonia Grigol na luta pela concretização do SUS e na defesa dos direitos da população, ações estas condizentes com os preceitos da profissão de Enfermagem, por isso o Coren/SC parabeniza a colega e dispõe-se a apoiar a gestão, sempre no caminho da qualificação da assistência e da valorização dos trabalhadores da saúde”, afirmou a presidente do Conselho, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi.

Graduada em Enfermagem pela Univali, especialista em Saúde Pública e mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (Univille), a Enfermeira Msc. Antonia Grigol já foi Enfermeira assistencial durante muitos anos, coordenadora do Programa Saúde da Família e do Cadastramento com Geoprocessamento, também em Joinville, e Coordenadora Pedagógica do Curso de Enfermagem da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. “Como professora, durante mais de 14 anos, ajudei a formar profissionais responsáveis e conscientes da importância do SUS para nossa população, sempre tendo em vista fomentar a capacidade de gestão. A Enfermagem é uma profissão comprometida e cada vez mais vem avançando e ocupando espaços importantes nas administrações”, avalia a Enfermeira.

De acordo com ela, o conhecimento que já possui em relação às demandas da Secretaria que está assumindo vai possibilitar a continuidade nas políticas que já vêm sendo implementadas e, também, avançar na qualificação da assistência, na defesa do SUS e na relação com os profissionais.