Coren/SC e SindSaúde cobram soluções no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville

Excesso de trabalho e falta de profissionais

Entidades questionam problemas na área de enfermagem do Hospital Regional

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt volta a ser questionado sobre a falta de profissionais. Ontem, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde) conversaram com o diretor-geral do hospital, Renato Castro, sobre os problemas causados com a falta de enfermeiros e o excesso de trabalho.

A reunião foi intensa, com discussões sobre os processos seletivos, a situação geral do hospital e o comprometimento no atendimento aos pacientes.

Uma das situações mais graves apontada pelas entidades é a transferência de pacientes de UTI para leitos comuns depois que dez vagas de unidade intensiva foram fechadas por falta de profissionais. A coordenadora do departamento de fiscalização e ética do Coren, Tânia Rebelo, disse que há muitas denúncias sobre problemas nas condições de trabalho pela falta de profissionais.

A coordenação vai decidir que atitudes irá tomar nos próximos dias. Esse é um problema recorrente, mas não é exclusividade deste hospital, diz Tânia.

Representantes do SindSaúde, que organizaram a reunião, queriam encontrar formas para minimizar a sobrecarga de trabalho e garantir a reabertura da UTI. O problema dos leitos da UTI não foi resolvido, lamenta a coordenadora do sindicato em Joinville, Mari Estela Eger.

Sem consenso

Como primeira medida, as entidades pedem a suspensão da internação de pessoas de outras áreas e a transferência de mais profissionais para atender à UTI.

Mas há negociações para contratação em andamento. No processo seletivo simplificado, feito só pela análise de currículos, 295 técnicos de enfermagem se inscreveram para as 15 vagas abertas; e dez médicos, para quatro posições para cirurgião. A situação se complica quando o assunto é clínico-geral. Para fechar as oito vagas abertas, apareceram apenas cinco candidatos.

O diretor do hospital, Renato Castro, aceitou participar de uma reunião entre as entidades e secretário estadual da Saúde, Dalmo de Oliveira, sem previsão de ocorrer.

Para minimizar a falta de profissionais, nove enfermeiros graduados foram chamados pelo concurso público e estão em fase de trâmites legais para começar a trabalhar. Com isso, Castro garante que será possível reabrir o dez leitos de UTI. Uma reunião já estava pré-agendada para hoje, entre o diretor do hospital e o secretário Dalmo. Eles irão discutir as contratações de novos profissionais, o vencimento de alguns credenciamentos e projetos para reformas.

Fonte: Jornal A Notícia