Coren/SC, ABEn-SC e Escola do Legislativo abrem Curso de Formação Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem

foto(3)

Enfª Msc Helga Bresciani (ABEn Nacional), Enfª Dra. Denise Pires (pres. do Coren/SC), Enfª Msc Maristela Assunção (pres. da ABEn-SC), assessor parlamentar Erlédio Pering (representando a Deputada e Enfª Ana Paula Lima e Vera R. Simão Rzatki, coordenadora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo

O Curso de Formação Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem teve início na tarde desta sexta-feira (14), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposta é do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção de SC (ABEn-SC), em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Serão realizados oito encontros, de 14 de outubro a 9 de dezembro, com aulas às sextas-feiras, das 14 às 22 horas. O curso contará com a participação de 80 profissionais. São enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, lideranças de sindicatos da área da Saúde, estudantes e assessores parlamentares, provenientes de cerca de 20 municípios catarinenses.

Neste primeiro encontro serão discutidos os temas História e Organização Política do Brasil, História Política de Santa Catarina e Competências Constitucionais dos Três Poderes. Entre os palestrantes estão os professores Dr. Julian Borba, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi e Enfª Msc Helga Regina Bresciani.

foto(3)

Enfª Dra. Denise Pires, pres. do Coren/SC, na abertura do Curso de Formação

O objetivo do curso é desenvolver competências para liderança com o intuito de promover a valorização profissional e a qualificação da assistência em Enfermagem e Saúde. Os professores também pretendem estimular o enfrentamento dos problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com a finalidade de evitar a evasão profissional. Além disso, a intenção é possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade política e institucional do trabalho em Saúde e Enfermagem. “Esperamos que os participantes se capacitem e se tornem multiplicadores dessa proposta de liderança e posicionamento da Enfermagem catarinense”, afirmou Maristela de Azevedo , presidente da ABEn-SC.

O Curso de Formação Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem é uma iniciativa inédita no país, de acordo com Denise Elvira Pires, presidente do Coren/SC. “É um momento significativo, em que a expectativa é alcançar um número maior de profissionais que possam intervir nos serviços de Saúde e, junto ao Legislativo e ao Executivo, mostrar a importância da profissão e, mais especificamente, defender a qualidade da assistência prestada à população”, disse. Segundo Denise, a responsabilidade da Enfermagem nesta questão é muito grande, pois representa mais de 58% da equipe dos profissionais da Saúde, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Ludmilla Gadotti)

Com informações do Portal Alesc
Fotos: Miriam Zomer (Alesc)