Eleições Coren/SC 2011: Enfermagem catarinense decide pela reeleição da Gestão Participação

eleicao3

Parte da direção reeleita para o período 2012-2014 e apoiadoras: Enfª Msc Silvana Maria Pereira (da atual diretoria), Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, Téc. em Enfermagem Jaçany Aparecida Borges Prudente, Enfª Dra. Denise Pires, e Auxiliar de Enf. Nelyr de Fátima Filipini (da direção reeleita), e Enfª Msc. Maristela A. de Azevedo, presidente da ABEn-SC

Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Santa Catarina participaram, no domingo, 11/09, em todo o Estado, das eleições que definiram a nova direção da Autarquia para o período 2012-2014. A Chapa 1 – Participação, que representa a atual administração do Conselho, venceu o pleito com 71% dos votos no Quatro I (Enfermeiros) e 55% dos votos nos Quadros II e III (Técnicos e Auxiliares de Enfermagem). Para a atual presidente, Enfª Dra. Denise Pires, a reeleição da atual direção foi uma resposta bastante positiva da categoria ao trabalho realizado nos últimos três anos. “Agradecemos a todos os colegas Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que nos deram o voto e demonstraram a confiança na Gestão Participação”, salientou a Enfª Dra. Denise Pires.

denisepires(1)

Enfª Dra. Denise Pires, presidente do Coren/SC, na votação

eleicao1

Ayrton de Mendonça Teixeira, do TRE/SC (esq.), e Neysson Pinheiro Freire, do Cofen, acompanhando a votação.

A eleição, em Santa Catarina, contou com acompanhamento do Conselho Federal de Enfermagem, através do assessor Neysson Pinheiro Freire. Foi a maior eleição comunitária já realizada no Estado com urnas eletrônicas do TRE/SC, mobilizando mais de 35 mil pessoas e disponibilizando urnas em 29 municípios. A agilidade do processo de votação e a apuração eletrônica marcaram o pleito, sendo também um marco histórico, pois, pela primeira vez a Enfermagem catarinense escolheu sua direção através do processo eletrônico. “As eleições em Santa Catarina serão um exemplo para os outros Estados”, salientou Neysson Pinheiro Freire, assessor do Cofen.

apuracao2

Representantes das duas chapas acompanham apuração na sede do Coren/SC

eleicao4

Enfª Msc. Anita Terezinha Zago, presidente da Comissão Eleitoral, anuncia resultados

A Comissão Eleitoral, presidida pela Enfª Anita Terezinha Zago, conduziu o processo de forma transparente, sempre focada no Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem (Resolução Cofen Nº 355/2009). Os membros da Comissão Eleitoral – Enfª Msc Anita Terezinha Zago, Enfª Drª Lygia Paim, Enfª Msc Luizita Henckemaier, Téc. em Enfermagem Leandro José Vilamil e Enfª Ana Maria Fernandes Borges –  assim como os membros da Mesa Apuradora, formada pelas Enfª Elke Annergret Kretzschmar Cordeiro, Enfª Jouhana do Carmo Menegaz, Enfª Cleonete Elena Argenta, Enfª Lúcia Campos Ribeiro Della Vechia e Enfª Ângela Regina Kirchner, e todos os mesários que trabalharam no dia da eleição, demonstraram o seu compromisso com a profissão, merecendo um agradecimento especial da Enfermagem catarinense.

apuradora

Profissionais da Enfermagem que fizeram parte da Mesa Apuradora

Em todo o Estado, Câmaras de Vereadores, Universidades e outras instituições das cidades que sediaram as urnas constituíram-se em espaço aberto para a Enfermagem mostrar a importância de sua organização e exercício de mais este direito e dever da cidadania. “Temos que agradecer, também, as autoridades do executivo e do legislativo, as importantes parcerias com as entidades da Enfermagem, com destaque para a ABEn-SC, assim como as parcerias com universidades, instituições públicas e privadas que, de forma essencial, colaboraram para que as eleições acontecessem da melhor forma possível”, afirma a presidente do Coren/SC. A Enfª Msc Maristela Assunção Azevedo, presidente da ABEn-SC, parabenizou a chapa eleita e ressaltou a importância da Gestão Participação ter trazido de volta ao Coren/SC o processo eleitoral amplo e democrático. “Vamos continuar juntos nas lutas pelas causas da Enfermagem”, salientou.

eleicao2

Presidente da ABEn-SC, Maristela A. de Azevedo, no momento de sua votação

Desde a publicação do primeiro edital relativo às eleições, a preocupação com o envio constante de informações aos profissionais e à imprensa, garantindo ampla divulgação das eleições, foi prioridade. Foram enviados boletins eletrônicos, informativo especial das eleições, com encarte contendo as propostas das duas chapas concorrentes, releases e publicação mensal de notícias na Coluna Enfermagem, no Diário Catarinense. A direção do Coren/SC também esteve reunida, durante o processo eleitoral, com o Procurador Federal André Bertuol, do Ministério Público, apresentando dados com vistas a ampliar a transparência. O empenho de todos os funcionários do Coren/SC também foi fundamental para a realização do pleito. “O envolvimento de todos foi essencial, dos funcionários e assessores, da sede e das subseções, todos foram importantes para cada momento do processo”, enfatizou a Enfª Dra. Denise Pires.

Veja a nominata da chapa eleita:

Titulares Quadro I:
Denise Elvira Pires de Pires – Coren/SC 11.317
Douglas Calheiros Machado – Coren/SC 26.226
Felipa Rafaela Amadigi – Coren/SC 111.174
Janete Elza Felisbino – Coren/SC 19.407

Suplentes Quadro I:
Jacks Soratto – Coren/SC 143.061
Judite Hennemann Bertoncini – Coren/SC 28.930
Maria do Carmo Vicensi – Coren/SC 61.288
Otília Cristina Coelho Rodrigues – Coren/SC 86.891

Titulares Quadro II e III: