Coren/SC exige reconhecimento da importância da Enfermagem como profissão da saúde

O Coren/SC encaminhou, no dia 17 de agosto, ao diretor do Baía Sul Medical Center, de Florianópolis, com cópias para o Responsável Técnico de Enfermagem e funcionários da instituição, ABEn-SC e Ministério Público de Santa Catarina, um ofício em defesa do reconhecimento do trabalho da Enfermagem. No ofício, o Coren/SC manifesta seu descontentamento diante da propaganda da instituição Baía Sul Medical Center, veiculada no Jornal Diário Catarinense – Encarte Vida e Saúde, do dia 30/07/2011, pela “desconsideração com o trabalho essencial realizado pelos profissionais de Enfermagem”. A publicidade destaca várias profissões da saúde, deixando de fora a Enfermagem.

De acordo com o Coren/SC, a Enfermagem representa em torno de 50% dos profissionais de saúde, assumindo grande responsabilidade na qualidade da assistência em saúde prestada pela instituição. Neste sentido é inaceitável que os profissionais que assistem os usuários nas 24 horas dos 365 dias do ano, e que prestam cuidados que são essenciais para a cura, fiquem invisíveis na propaganda oficial da instituição.

No ofício, assinado pela presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Denise Pires, o Coren/SC expressa também que espera contar com a compreensão, reconhecimento da justeza da manifestação e pronta mudança de orientação em todas as demais peças de propaganda da instituição. “Aproveitamos a oportunidade para reafirmar nosso compromisso em defesa da profissão de Enfermagem e da qualidade dos cuidados prestados, assim como nos colocamos à disposição para qualquer parceria que vise um atendimento seguro e humanizado a todas as pessoas que procuram as instituições de saúde”, enfatiza o documento.