14º CBCEnf tem mais de sete mil participantes

Abetura(1)

Abertura do CBCEnf, que tem participação de mais de sete mil pessoas

A cerimônia de abertura do 14º CBCEnf (Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem) aconteceu na noite de segunda-feira, 8 de agosto, em Curitiba. Segundo os organizadores, são mais de sete mil participantes inscritos. O tema deste ano é “A Dimensão Social da Enfermagem: para além dos setores público e privado”.

Na cerimônia, estiveram presentes as delegações dos Conselhos Regionais de Enfermagem dos 26 estados da federação e do DF, além de autoridades políticas relacionadas à Enfermagem brasileira, representantes das entidades de classe nacionais e de países vizinhos. A delegação do Coren/SC, composta por 12 pessoas, entre membros da diretoria e funcionários, foi recepcionada ao som do hino de Santa Catarina. O Coren/SC conta com um stand durante o período do evento para a divulgação de suas ações e realizações.

Durante o evento, foi feito o lançamento oficial do Fórum Nacional Enfermagem 30 Horas Já: Enfermagem unida por um objetivo, movimento que conta com a participação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, Aben Nacional, FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros) e CTNS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde). A criação do Fórum visa unificar as lutas e concentrar forças pela aprovação do PL 2295/2000. Na ocasião, foi entregue um manifesto assinado pelas referidas entidades ao representante do Ministério da Saúde .

Também na abertura do CBCEnf, as entidades de Enfermagem, Cofen, Aben e FNE, uniram-se ao Ministério da Saúde e à Fundação Oswaldo Cruz para divulgar a realização da pesquisa nacional denominada “Perfil da Enfermagem no Brasil”, que pretende fazer um raio-x da Enfermagem, levando em conta os aspectos a sua volta, como condições de trabalho, remuneração, formação e acesso a aprendizado.

Siga-nos no Twitter:

@corensc